Os valores e crenças na experiência de Reggio
A proposta pedagógica das escolas da infância de Reggio consiste em criar
constantemente uma rede de comunicação e paz. Os diálogos desenvolvidos entre
criança-criança, criança-professor e entre professores são essenciais e diferem
enormemente dos espaços onde todos falam e ninguém ouve. Em Reggio, os
professores entendem que as crianças falam para dizer algo, para se comunicar,como necessidade básica de qualquer ser humano, e desenvolvem o que chamam de Pedagogia da Escuta, ou seja, as falas são registradas e se tornam parte dadocumentação dos projetos, relatórios e diários.
Como a preocupação fundamental é a unidade entre educação e cultura, as
crianças e a escola têm contato estreito com toda forma de representação da cultura:
teatro, cinema, shows, concertos, exposições, etc. As atividades culturais da cidade e do país são veiculadas em forma de cartazes que, harmoniosamente, são afixados nosmurais da escola. A escola, por sua vez, está representada na sociedade pelos desenhos das crianças, que ilustram:
folders de hotéis, lojas, a lista telefônica, bem como apossibilidade de decorar lojas da cidade com “obras infantis”, num intenso movimentode diálogo e participação escola-sociedade.
Diferente de muitos trabalhos dos quais temos conhecimento, as crianças nas
escolas de Reggio se comportam como protagonistas nos projetos desenvolvidos; elasnão são “atores” nos trabalhos desenvolvidos, mas sim autores. A criança, em Reggio, évista como competente, forte e rica – uma criança produtora e não apenas usuária decultura. Essa postura ratifica a idéia de educação da infância e não educação pelainfância, porque não é o adulto que faz para a criança. Ele é o mediador dos desejos edas necessidades das crianças.
A ambientação e o espaço físico são planejados para facilitar o diálogo e a
comunicação entre os vários ambientes. As plantas das escolas não têm um projeto
único, mas obedecem a idéias de ventilação, e a valorização de um espaço central (a
piazza
), onde todos se encontram e consideram a cozinha como um local que também simboliza a cultura italiana. Evitam a planta horizontal e eliminam os corredoresporque dão a impressão de hierarquização. Valorizam a planta que permita, com um único olhar, visualizar toda a escola.
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